Tecido nervoso
O tema de estudo do presente trabalho é Tecido Nervoso e Tecido Muscular. O tecido nervoso cobre todo o sistema nervoso, o qual se divide em: sistema nervoso central, que é constituído pelo encéfalo e medula espinal e sistema nervoso periférico, é constituído pelos nervos e gânglios nervosos. Encontra-se no cérebro, medula espinal, e nervos que percorrem o corpo. Em particular está em contato com os músculos, regulando o seu movimento, e com os tecidos glandulares regulando a sua atividade secretora. O tecido muscular é constituído de fibras protéicas (actina e miosina) que deslizam-se umas sobre as outras para realizar a flexão, extensão, rotação, adução e abdução dos membros. Todo o músculo possui uma origem e uma inserção, por estes pontos se ligam aos ossos através de tendões, desta maneira são capazes de realizar a movimentação dos membros e do corpo como um todo, a glicose, o cálcio e o fosfato de creatina bem como os impulsos nervosos também tem papel importante neste mecanismo. A seguir vamos apresentar com mais detalhes sobre cada um dos itens citados a cima.
2 TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
O tecido nervoso acha-se distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações, que constitui o sistema nervoso. Anatomicamente, este sistema é dividido em:
1.Sistema Nervoso Central (SNC),que éformado pelo encéfalo e medula espinhal; 2.Sistema Nervoso Periférico (SNP), que é formado pelos nervos e por pequenos agregados de células nervosas denominados gânglios nervosos. O tecido nervoso é constituído por dois componentes principais:
1-