Exércicios física
V (m/s)
10
2. Uma partícula percorre uma trajetória quadrada de lado L = 12 m. O primeiro lado do quadrado é percorrido em 4,0 s; o segundo lado, em 6,0 s; o terceiro lado, em 2,0 s; finalmente, no quarto lado a partícula mantém uma velocidade escalar constante de
1,0 m/s. Qual deveria ser a sua velocidade escalar para percorrer o quadrado inteiro em movimento uniforme, demorando o mesmo tempo?
0
3,0
4,0
5,0 t (s)
a) a distância percorrida no intervalo de tempo entre t0 = 0 e t5 = 5,0 s;
b) a distância percorrida entre os instantes t1 = 1,0 s e t3 = 3,0 s;
c) a aceleração escalar da partícula.
Note e adote
A distância percorrida pode ser calculada pela área da figura formada no gráfico, compreendida entre os respectivos instantes que limitam a duração do percurso.
a) a aceleração escalar;
b) a velocidade atingida nos primeiros 4,0 s de movimento;
c) a distância percorrida nos primeiros 2,0 s de movimento.
7. Lançamos verticalmente para cima, a partir do solo, u ma partícula com velocidade escalar inicial de
12,0 m/s, num local onde a aceleração da gravidade é g = 10 m/s2. Desprezando-se a resistência do ar, determine o módulo da velocidade da partícula ao atingir a altura de 5,4 m.
4. Um carro percorre um trecho retilíneo de uma rodovia com extensão de 200 m. Ao iniciar o trecho sua velocidade escalar era de 360 km/h e sua aceleração escalar era de 2,0 m/s2, a qual se manteve constante durante todo o trajeto. Ao término desse trecho a velocidade escalar atingida