Tecido Conjuntivo
São tecidos que se caracterizam pela presença de células, cercadas por abundante substância intercelular (matriz). Ambas, células e matriz, são derivadas do mesoderma intraembrionário (mesênquima). Formam os tecidos clássicos de enchimento, ligam diversos órgãos, permitindo o trânsito de gases e de pequenas moléculas e íons, mas também formam os tecidos de sustentação do corpo, desde a fase embrionária até a fase adulta. Podem ser classificados em:
1.
2.
3.
4.
Tecido Conjuntivo Propriamente Dito (TCPD)
Tecido Cartilaginoso
Tecido Ósseo
Tecido Sanguíneo
Funções básicas do Tecido Conjuntivo: dar sustentação estrutural, servir de meio para trocas, ajudar a defesa do corpo, formar um local de armazenamento de gorduras.
1- Tecido Conjuntivo Propriamente Dito (TCPD)
É o tecido que poderá funcionar como um tecido frouxo e de enchimento do corpo, ou de acordo com sua localização, função e estruturação, poderá funcionar como um tecido de resistência, ao constituir, por exemplo, os tendões.
Como todo Tecido Conjuntivo é formado por células do TCPD e substância intercelular
(matriz) sendo, ambos, originário do mesênquima.
Mesênquima é o tecido embrionário derivado do mesoderma intra-embrionário e que ocupa todos os espaços vazios do embrião.
É intensamente vascularizado ou seja, os vasos sanguíneos que chegam ao TCPD se capilarizam e derramam o líquido intersticial no TCPD, para que ocorra a nutrição do mesmo por difusão. Células sanguíneas também são capazes de aí abandonarem o capilar por diapedese (movimentos amebóides ativos) para então agirem no tecido conjuntivo.
Preparado total de mesentério de rato jovem mostrando que os feixes de fibras de colágeno se coram em vermelho pelo picrosirius; as fibras elásticas, coradas em escuro pela orceína, aparecem como estruturas finas e retilíneas. Estas fibras fornecem resistência e elasticidade, respectivamente, ao mesentério. Aumento médio.
1.1-
Substância Intercelular:
O TCPD apresenta sua substância