Tecido conjuntivo
ALUNO:__________________________________________ DATA___/___/_____
1. Uma cadela da raça yorkshire de 4 anos de idade chega à uma clínica veterinária apresentando, ao exame, dificuldade respiratória acompanhada por ruído ofegante, baixa pressão sanguínea e edema generalizado. Foi prescrito anti-histamínico e a cadela precisou ficar em observação na clínica até que os sintomas desaparecessem ou diminuíssem. Pergunta-se: a) O que provavelmente foi desencadeado nesta yorkshire? Explique DETALHADAMENTE como este processo ocorreu. b) Inclua os mediadores químicos e os efeitos farmacológicos das secreções celulares neste processo. c) O que é edema? Explique a sua relação com o caso descrito acima.
2. Um gato foi encontrado vagando na rua por uma senhora. Ao perceber que o mesmo mancava a cada passo, a senhora decidiu levar o animal até a clínica veterinária mais próxima. Ao examinar sua pata, o médico veterinário percebeu que o gato sentia dores quando a apertava. Ele explicou para a senhora que o animal havia rompido o tendão do calcanhar e precisaria passar por uma cirurgia para reparar o dano. O tendão é composto por feixes de fibras colágenas. Quais células podem sintetizar o colágeno? Descreva as etapas na formação do colágeno. Em que ponto a vitamina C é essencial para a formação do colágeno e por quê?
3. Explique as funções da matriz extracelular do tecido conjuntivo para o corpo. Quais os seus componentes?
4. Durante um curso sobre tecidos conjuntivos, o professor de patologia referiu-se continuamente às expressões: “células fixas” que permaneciam paradas no tecido conjuntivo e “células móveis” que entravam e saiam do tecido conjuntivo pelos capilares sanguíneos e linfáticos. Faça uma lista das chamadas células fixas e móveis encontradas no tecido conjuntivo e explique a função de cada uma