Tecelagem fixadores
Este trabalho apresenta a definição do auxiliar de tingimento e estampagem, o fixador, bem como suas características, utilização e resultados na indústria têxtil.
FIXADORES
1- DEFINIÇÃO É um auxiliar químico utilizado para melhorar a solidez, ou seja, fixação dos corantes e pigmentos, quanto à lavagem, a luz, a fricção, a água do mar, a sabões, detergentes e suor. Corantes reativos apresentam boa solidez aos tratamentos molhados, desde que a parte de corantes que não reagiu quimicamente com a fibra seja removida mediante enxágüe e ensaboamento rigoroso. No entanto, se esses tratamentos não forem executados com devida cautela, alguma parte do corante não fixado poderá permanecer sobre o substrato têxtil, causando efeitos de migração na fase de secagem do processamento. Um tratamento posterior com fixadores preserva a parte do corante não fixado durante a secagem, resultante geralmente na melhoria da solidez a água e ao suor. O fixador tem também como objetivo prevenir a migração de corante não fixado, durante o processo de secagem. Inibe o sangramento de tingimentos e estampagens com corantes reativos, insuficientemente ensaboados. Desta maneira, a reprodutividade dos subseqüentes tratamentos a úmido pode ser melhorada. Ainda, no caso de estampagens não inibe apenas o sangramento, como também impossibilita a marcação não desejada de estampas sobrepostas. Nos corantes diretos o fixador exerce um leve efeito negativo sobre à luz dos tingimentos e estampagens com corantes diretos. A perda de solidez a luz, no entanto, não é genérica com o corante, bem como com a intensidade da cor. Dependendo do corante, a possibilidade de uma ligeira alteração de tonalidade resultante do tratamento posterior.
2 – NATUREZAS QUÍMICAS
Os fixadores podem ser de diferentes caracteres químicos como: solução aquosa de um composto de amônio quaternário, trimetilol diciandiamida modificado, aril sulfonado em solução aquosa, base de