projeto integrador purga
CURSO TÉCNICO TECELAGEM
PROFESSOR: ANDERSON LUIZ BUSSMAN
PROJETO INTEGRADOR
ANDERSON STÜPP
LEONEL ALFREDO ZILSE
FELIPE LUIZ BAUMANN
PATRIKE MOREIRA
THIAGO RAFAEL BORCHARDT
WILKER PRESTES
3º SEMESTRE
BLUMENAU
JUNHO – 2012
Introdução
Este processo visa desenvolver uma indústria de beneficiamento voltada ao tingimento de substratos têxteis. Faremos a avaliação dos melhores equipamentos para cada processo, considerando uma boa relação custo benefício.
Sempre focando a qualidade e um bom resultado final.
O foco é apresentar dois produto final de qualidade, um sendo meia-malha 100% algodão, para nossa linha de cor clara e Moleton 100% algodão para a nossa linha de cor escura. A um preço justo gerando boa lucratividade. O objetivo principal do projeto é entendermos a razão da escolha de cada um dos equipamentos e produtos aplicados, para que ao fim do processo, seja possível produzir um produto final de qualidade sem desperdício que apresenta excelente custo beneficio e seja competitivo no mercado.
TINGIMENTO
Tingimento é um processo químico da modificação de cor da fibra têxtil através da aplicação de matérias coradas, através de uma solução ou dispersão, processo que varia de artigo para artigo pois, para cada tipo de fibra têxtil existem corantes específicos. Neste processo ocorre uma modificação físico-química do substrato de forma que a luz refletida provoque uma percepção de cor. Os produtos que provocam estas modificações são denominados matérias corantes com a ajuda de produtos químicos. Matérias corantes são compostos orgânicos capazes de colorir substrato têxtil ou não têxtil, de forma que a cor seja relativamente sólida à luz e a tratamentos úmidos. Todo substrato têxtil (tecido) sofre vários processos físicos e químicos durante o beneficiamento. A real necessidade desses processos tem como objetivo melhorar o aspecto, capacidade tintorial bem como