Tec. fab. de Açúcar
Bases Tecnológicas
1. Influência da qualidade da matéria – prima na produção de açúcar.
2. Princípios e finalidade do tratamento do caldo (sulfitação, calagem, aquecimento, decantação), na qualidade da produção de açúcar.
3. Produtos auxiliares na clarificação do caldo.
4. Recuperação do açúcar no lodo.
5. Obtenção do xarope por evaporação.
6. Conceitos e características dos tipos de açúcar dos tipos de açúcar: cristal, demerara, orgânico, refinado, amorfo, VHP, VVHP, mascavo, etc.
7. Fatores que determinam a qualidade do açúcar.
Cor
Pontos pretos
Granulometria
Umidade
Filtrabilidade
Amido
Resíduos insolúveis
Análise sensorial
1. Influência da qualidade da matéria – prima na produção de açúcar.
A cana – de – açúcar, sendo produto perecível, alterar – se com muita facilidade após o corte, resultando em decomposições, que ocasionam prejuízos ao tempo de espera entre colheita – moagem – processamento. A primeira manifestação de deterioração da cana – de – açúcar é a inversão da sacarose:
Sacarose (Ação micro-organismos) Glicose e frutose
A perda de água nos colmos por transpiração, provoca um aumento no teor de fibras, dificultando a extração do caldo durante a moagem. Outro fenômeno, que não cessa após o corte, é a respiração, sendo realizada especialmente às custas dos açúcares, principalmente a sacarose, o que condiciona um rendimento na produção de açúcar, pois, na cana, existem micro-organismos indesejáveis naturalmente, que quando cortada, estes começam a se multiplicação provocando inclusive, a fermentação na própria cana. Assim, esses micro-organismos provocam uma queda do pH em virtude do aumento da acidez, como também, o aumento da viscosidade do caldo, dificultando as demais etapas da linha de produção de fabricação de açúcar.