tec. da educaçao
No dia 11 de agosto de 1971 foi promulgada a Lei nº 5.692, que regulamentava o ensino de primeiro e segundo graus. Entre outras determinações, ampliou a obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos, aglutinando o antigo primário com o ginasial, suprimindo o exame de admissão e criando a escola única profissionalizante. A legislação complementar que acompanhou a Lei de Diretrizes e Bases foi imediatamente organizada pelo Conselho Federal de Educação (CFE), por meio da Resolução nº 8, e fixava o núcleo comum para os currículos do ensino de 1º e 2º graus, definindo seus objetivos e amplitude, e o parecer 853 do CFE, que definiu a doutrina de currículo, indicando os conteúdos de núcleo comum, apresentando o conceito de matéria, orientando suas formas de tratamento e integração, indicando os objetivos das áreas de estudo e os do processo educativo e remetendo-os ao objetivo geral do ensino de 1o e 2o graus e aos fins da educação.
Situação Nacional - 1971
Política
Emílio Garrastazu Médici: Foi Presidente do Brasil entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974, durante o regime militar do país. Obteve a patente de General de exército. Seu período na presidência ficou conhecido historicamente como Anos de Chumbo.
A repressão militar vence a guerrilha. Simultaneamente, o país experimenta um momento de desenvolvimento econômico que ficou conhecido como "o milagre econômico brasileiro". A economia cresceu, houve o aumento da dependência do petróleo importado e do capital externo e as desigualdades sociais se aprofundaram.
SAÚDE
A primeira tentativa de controlar a poliomielite no Brasil aconteceu em 1971.
TECNOLOGIA
Símbolo de toda uma geração, o Dodge Charger foi lançado no Brasil em 1971, ano que aparece o Opala Coupe sem colunas laterais.
Fiat lança a picape 147, primeiro comercial leve derivado de carro do Brasil.
ESPORTE
Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé fez seu último jogo pela Seleção Brasileira em 18 de julho