REVOLUÇÃO DA LINGUAGEM LITERARIA E ASPECTOS DO GRANDE MODERNISTA MARIO DE ANDRADE
1547 palavras
7 páginas
PAOLA VIVOT REVOLUÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA E ASPECTOS DO GRANDE MODERNISTA MÁRIO DE ANDRADE.
E.E JOSÉ CHALUPPE
ITAPEVI - 2014
INTRODUÇÃO
A linguagem literária da modernidade, tanto na estética quanto na vida social, apresenta certo anticonvencionalismo temático de acordo com as inovações do conteúdo da Semana da Arte Moderna (realizada em São Paulo, em 1922, considerada ponto de partida do modernismo no Brasil).
Antes do evento que marcou a literatura, houve a publicação do livro Paulicéia Desvairada de MÁRIO DE ANDRADE, que já preconizava algumas características desse movimento e a exposição da artista brasileira ANITA MALFATTI, no qual fez a exposição em 1917, após ter contato com algumas tendências da época em uma viagem na Europa, permeava na Europa as vanguardas europeias (uma nova forma de olhar o mundo e as artes), por exemplo. O dadaísmo, expressionismo, impressionismo, entre outros. Dentre todas estas estéticas, a Anita teve um contato muito forte com a tendência expressionista.
A sua exposição parecia ser um sucesso por trazer tendências europeias para o Brasil, porém demonstrou-se criticada, principalmente após a escrita e publicação do texto Paranoia ou Mistificação de Monteiro Lobato, no qual criticava a exposição da Anita (comparando à arte das vanguardas europeias a arte que os loucos faziam nos hospícios), a partir daí a sociedade brasileira já passou a olhar os modernistas com certo preconceito. Após a organização do movimento houve a eclosão com a semana da arte moderna, que ocorreu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, houve exposições e uma série de leitura de versos e poemas dos poetas que tinham as tendências da época, que faziam versos sem preocupação formal e traziam uma abordagem cotidiana para os seus textos, de certa forma não agradou a elite brasileira que estava acostumada com uma poesia com mais rigor formal. Portanto o que era para os modernistas um grande sucesso acabou se