Teatro
As artes cênicas são compostas pelas seguintes modalidades artísticas:
Dança Ópera
Circo Teatro
Teatro -> Lugar de onde se vê
A representação existe desde os primórdios da humanidade. Presente nos rituais de adoração aos deuses, diferentes povos ao redor do mundo se utilizam desta forma de “arte” para realizar suas festividades de agradecimento ou pedidos as suas divindades.
Foi na Grécia Antiga na metade do sec. VI a.c. que surge a representação que conhecemos hoje. Tespes inventou a interpretação ao gritar em um louvor a Dionísio, Deus da Uva e do vinho:
“- Eu, Dionísio...”, colocando-se como o próprio deus. E assim inicia-se uma grande trajetória de representações.
Tragédia
Tragédia, modo de contar histórias que quase sempre acaba com a morte do herói. Traz consigo temáticas como lei, justiça e destino, além de servir para resgatar a história de um povo, uma espécie de memória coletiva.
Comédia
Com finais felizes e representada por pessoas comuns e com a função de divertir. Para Aristóteles o teatro tem função terapêutica, levando o povo a catarse, ajudando a aliviar os excessos emocionais e deixando a vida mais leve.
Roma Antiga
O teatro surge nos 3 últimos séculos antes de Cristo.
Os romanos dominam os gregos e se encantam com o teatro grego e se apropriam desta arte, fazendo algumas adaptações a sua própria cultura. Por exemplo:
Zeus, deus pai dos gregos, torna-se Júpiter para os romanos
Afrodite, deusa grega do amor, torna-se Vênus
Dionísio, deus do vinho, vira Baco para os romanos.
Para os gregos o teatro era uma conexão direta com o sagrado. O sofrimento dos heróis das tragédias gregas provocava sentimento de piedade e temor nos espectadores. As tragédias gregas causavam grande reflexão sobre a alma humana. Já o teatro romano, perde estes ares de ritual sagrado e se transforma num espetáculo de distração e deleite. A comédia toma o lugar da tragédia,