Teatro silvio santos
Esta enorme construção na Av. Ataliba General Ataliba Leonel já foi palco de duas coisas distintas: Cinema e Teatro. Inaugurado em 1958, originalmente o prédio foi o antigo Cine Sol, um dos grandes cinemas da cidade de São Paulo e que por muitos e muitos anos fez a alegria dos moradores da região, que se reuniam para assistir sua programação sempre bastante sortida de filmes.
Com o tempo, o cinema foi perdendo o seu encanto e parte do seu público até que foi adquirido pelo empresário e apresentador Sílvio Santos e tornou-se, em 1979, o tão conhecido e até hoje famoso “Teatro Sílvio Santos”, onde por muito tempo foi palco do dominical “Programa Sílvio Santos”, estes anteriormente realizados nos estúdios da rua Dona Santa Veloso.
Foi ao mudar para este endereço que a emissora de um grande salto, mudando de TVS (TV Studios Ltda) para SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
Com as novas instalações do SBT na Anhanguera, o local foi fechado e desde então segue vazio e esquecido, sendo que a única lembrança do período que foi um estúdio de televisão é o logotipo da emissora no alto do imóvel.
Historia do Teatro
Foi no estúdio da Avenida General Ataliba Leonel 1772, na Vila Guilherme, Zona Norte, que o “Homem do Baú” conquistou “o auditório mais feminino do Brasil”. O prédio, construído em 1956, abrigou o Cine Sol até 1976, quando Silvio Santos comprou o imóvel para ser a sede da TVS (TV Studios), que se tornaria o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) em 1987. O espaço foi batizado de Teatro Silvio Santos.
Mais tarde, em 1998, a emissora inaugurou o Complexo Anhanguera e transferiu para lá todas as gravações. O teatro foi usado pela última vez para fazer o saldão do Baú da Felicidade no início de 2012.
O que se vê do lado de fora do estúdio, que foi palco de programas que marcaram a infância e a adolescência de muitos telespectadores, são janelas quebradas, o reboco do teto ruindo e as paredes servindo de tela para