Importancia do fone de ouvido
MENDONÇA, Glauco Alves e NETO, Vitor dos Santos Modesto
Introdução:
O Fones de ouvido (chamados ainda de auriculares e headphones) são pequenos alto-falantes para audição direta na cabeça do ouvinte. A finalidade é proporcionar uma audição privada, quando não se puder ouvir som pelas caixas acústicas, ou ainda minimizando as interferências de outras fontes sonoras que estejam sendo reproduzidas simultaneamente no mesmo recinto1.
É de grande importância que os usuários de fone de ouvido não se exponham por mais de 30 minutos a um ruído de 100dB. Hoje nos ipods, com seus headphones poderosos, chega-se até a 115dB. Vale lembrar que a partir dos 80dB, a cada 5dB adicional, tira-se pela metade o tempo de exposição. Partindo-se de 16 horas com 80dB, você pode calcular o quanto poderá ser prejudicial. A exposição constante ao ruído pode causar perda auditiva com surdez e tinnitus (a uma sensação auditiva cuja fonte não advém de estímulo externo ao organismo, é um sintoma associado a várias formas de perda auditiva), ou zumbido nos ouvidos. Isso significa que um barulho agudo ou algo parecido será apercebido pelo portador de tinnitus. Usuários de headphones que ouvem música em alto volume por mais de uma hora diariamente expõem-se a risco de diminuição permanente da capacidade auditiva após 5 anos2,3.
O Protetor auricular é um dispositivo que pode ser usado sobre as orelhas ou inseridos no canal auditivo com a finalidade de impedir a passagem do ruido que chega ate os sensiveis mecanismos da audição, também conhecido como protetor de ouvido ou earplug, é um aparelho de proteção projetado para ser utilizado no canal auditivo externo, protegendo o ouvido de quem o usa de barulhos altos, entrada de água ou vento excessivo. Este tipo de proteção é geralmente utilizado por trabalhadores da indústria que lidam com máquinas barulhentas por longos períodos de tempo. Músicos que tocam estilos musicais de