Historia do SBT
________________________________________________________________
O SBT, Sistema Brasileiro de Televisão, surgiu em 23/10/75 com o nome de TVS, quando Senor Abravanel , conhecido nacionalmente como Silvio Santos, conseguiu a concessão do governo para um canal de TV na cidade do Rio de Janeiro, que também foi disputado pela Editora Bloch, a Fundação Cásper Líbero e a Editora e Impressora de Jornais e Revistas (“O Dia” e “A Notícia”).
Alguns dias depois, Sílvio arrematou por Cr$603 mil a massa falida da TV Continental, mas ainda investiria milhões em novos equipamentos. No dia 22/12/75 a concessão foi finalmente oficializada: Sílvio Santos montou a estação na rua General Padilha nº 134, no bairro de São Cristóvão, conseguindo colocar o 1º programa no ar em 144 dias – um recorde na tv brasileira. Em 14/05/76, às 20h55, estreou a então TVS – TV Studios, o canal 11 carioca, exibindo uma edição do programa “Sílvio Santos Diferente”, de perguntas e respostas, simultaneamente com a TV Record de São Paulo, da qual possuia ações. No início, a estação transmitia filmes em sessões contínuas, flashes jornalísticos de 3 minutos ao longo do dia, além de “Bacará-76”, com Ronald Golias e “Um Instante, Maestro!”, com Flávio Cavalcanti - programas também produzidos por Sílvio para a Record. Ao inaugurar um novo transmissor em 01/06/77, o canal carioca entrou em nova fase, com uma programação mais competitiva, incluindo a novela “O Espantalho”, que já estreara na Record paulista.
Em 1981, Sílvio Santos recebeu autorização federal para a operação do canal 5 de Porto Alegre, o canal 2 de Belém, o canal 9 do Rio de Janeiro e o canal 4 de São Paulo, formando assim o atual Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), composto também por diversas emissoras afiliadas independentes. A substituição do termo “rede” por “sistema” tinha uma razão: por não possuir uma emissora líder, o SBT faria do canal paulista uma central independente de produções, cabendo às