Teatro Polytheama
Localização: O Teatro Polytheama está localizado na Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro , Jundiaí/SP
Ano de Construção: Inaugurado em 13 de dezembro de 1911
Autor: Escritório de Ramos de Azevedo
2) CARACTERIZAÇÃO DA OBRA
É um dos mais antigos e tradicionais teatros brasileiros, tendo sido inaugurado em 1911. O estilo dominante é o Eclético. Trata-se do melhor exemplo remanescente dos teatros populares de fins do século XIX e início do século XX, reunindo atividades diversas, como teatro, música, circo, cinema, reuniões sociais e assim por diante. Seu próprio nome revela esta origem pois em grego a palavra politeama "muitos espetáculos".1 Teve seu auge na década de 20, quando era considerado o maior teatro do Estado de São Paulo, com 2920 lugares , superando até mesmo o Teatro Municipal de São Paulo.
3) TRANSFORMAÇÕES, DESCARACTERIZAÇÃO, ALTERAÇÕES, DEGRADAÇÃO, CRISE
A partir dos anos 1950, o Polytheama viveu um período de crise. Naquela década, alguns artigos de jornal criticavam o comportamento, segundo eles "inadequado", de parte dos frequentadores do teatro. Esses documentos apontam, ao mesmo tempo para a degradação que esta casa de espetáculos vivenciou durante os anos 60, 70 e parte dos 80 e para um processo de mudança de costumes e práticas sociais. Nos anos de 1970, o Teatro chegou a ser colocado à venda tal era o estado de destruição e o desinteresse das autoridades.No início da década de 1980, a administração municipal adquiriu o teatro, que passou a integrar o patrimônio público de Jundiaí. Os esforços pela recuperação do Polytheama, iniciados nos anos 80, foram concretizados na década seguinte. Dentre os projetos apresentados para sua restauração, destacou-se o da arquiteta Lina Bo Bardi que foi utilizado como parâmetro principal para as reformas efetivamente implantadas.
Essa recuperação somente aconteceu em 1996. Conservada a sua história, que se revela nas paredes nuas de tijolos, na sua estrutura