Teatro para Educadores
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes do 5 semestre do Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de TEATRO PARA EDUCADORES sob a orientação da Professora Esp. Auricélia Maria Simões dos Santos Pereira.
BATATAIS / SP (SÃO JOSE DOS CAMPOS- PÓLO)
2015
1) De que maneira essa experiência teatral foi inserida no contexto da educação escolar (jogos, improvisações ou espetáculo)? A experiência foi inserida como um espetáculo na instituição que trabalho, foi um teatro improvisado, com muito carinho na páscoa, na onde juntamos o conto da formiga e a neve junto com a páscoa. Que ficou então se chamando Pascolândia, na onde foi mudado o personagem principal que é a formiga, pelo tão querido pelas crianças coelho da páscoa. Um resultado diferente e legal que chamou e prendeu a atenção da criançada.
A participação foi de todos os alunos da sala, todos colaboraram e se socializaram para fazer parte desse teatro.
2) Qual foi a sua participação nessa experiência teatral?
A minha participação foi improvisar e elaborar o teatro, incentivando todos os meus alunos a participarem do espetáculo de páscoa.
3) Havia relação entre a prática teatral vivenciada e os conteúdos escolares? Justifique.
Considero que sim, pois foi improvisado um conto no qual todas as crianças escutam na escola, então é um conteúdo escolar.
Pois teve a colaboração de todos, ensaio, coordenação motora, dança, raciocínio, memória, etc. 4) Fale sobre os elementos que faziam a composição cênica dessa experiência: cenário, maquiagem, figurino, iluminação, personagens.
Cenário:
-Muro
-Painel de fundo da floresta
Figurino:
-Mascara dos personagens
Maquiagem:
-Não houve maquiagem
Iluminação:
-Não teve iluminação
Personagens:
-Coelho
-Muro
-Sol
-Rato
-Gato
-Cachorro
-Homem
-Morte
-Deus
5) Como você resumiria,