Teatro, Dionísio e as Mascaras.
Teatro deriva do grego Théatron, que significa “Olhar com atenção, Perceber, Contemplar”. É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos (pessoa que cria a história) ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos ao público.
Existem várias teorias sobre a origem do teatro, mas nenhuma delas pode ser comprovada, pois existem poucas evidencias e o primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 AC.
São diversos tipos de teatro em nossa sociedade, como por exemplo, Teatro de Revista, Teatro de Rua, Teatro de Sombras, Stand-up Comedy, Ópera, Musical, entre vários outros.
Dionísio
Na mitologia grega, Dionísio era o deus do vinho, pois possuía os conhecimentos e segredos do plantio e colheita da uva. Era também associado às festas e atividades relacionadas ao prazer material. Era filho de Zeus (deus dos deuses) com a princesa Sêmele.
Dionísio era um dos doze deuses olímpicos (habitava o Monte Olimpo), portanto era um dos mais importantes da mitologia e religião grega.
O desenvolvimento do Teatro Grego teve origem no culto prestado a ele em Atenas. Os atores das peças em honra a Dioniso usam máscaras, símbolos da submersão da sua identidade na de outro. Ele é também considerado o deus do teatro.
O Teatro de Dioniso foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia.
As Máscaras
A máscara é o mais simbólico elemento de linguagem cênica através de toda história do teatro e representam os dois principais gêneros dramáticos: a tragédia e a comédia. Tiveram sua origem na Grécia e sua utilização primitiva era associada ao medo do sobrenatural e do desconhecido, dando origem as funções mais primárias da