Teatro de animação- perguntas e dois textos
1- O que é teatro de animação?
R: trata-se do inanimado que ganha vida e passar a ser o foco de atenção, deixando de ser o ator; é expressar vida através de algo inerte. Considera-se teatro de animação a máscara, objeto, sombra e boneco.
2- Qual a função do teatro de animação na educação?
R: Alem de estimular a criatividade, através do teatro de animação torna-se possível trabalhar com temáticas delicadas. Podemos dar asas á imaginação e ao mesmo tempo conscientizar e instigar o pensar do aluno-espectador, provocar conscientizações corporais, estimular as possibilidades, enfim é uma ferramenta que auxilia muito na didática do docente.
3- Quais as divisões do teatro de animação?
R: Máscara, sombra, boneco e objeto.
Máscara: configura-se pelo seu uso, ou então a utilização de maquiagem, pois é usa-se com intuito de cobrir o rosto do ator para assumir um personagem.
Sombra: explora-se elementos com luz, resultando em imagens sutis e aparentemente não corpóreas. O tipo mais comum é o uso das mãos para desenhar formas. Enquadra-se aqui também a ‘silueta’.
Boneco: são personagens construídos para encenações, que buscam representar seres com personalidade, e possui uma aproximação maior com o humano.
Objeto: é considerado teatro de objeto o objeto que são explorados tanto em sua funcionalidade como em metáforas por eles sugeridas.
4- Quais as regras de manipulação?
R: Foco, triangulação e eixo.
5- Fale sobre a dramaturgia do teatro de animação.
R: a dramaturgia deve ser elaborada associando as ações que o objeto inanimado fará em cena. Particularmente, acho importante a elaboração de um roteiro, de uma partitura sobre as ações que serão elaboradas, pois norteia o trabalho do ator-manipulador, considerando os três aspectos básicos que são: ação, escolha e o não-convencional.
6- Escrever um texto com 3 citações - Valmor Nini
Teatro de Animação: O boneco em cena
“O boneco inerte é objeto, e o que o transforma