Como fazer um Projecto de Promoção da Leitura
António Prole
Enquadramento Teórico
O processo de aprendizagem leitora e, consequentemente, a formação de um leitor, é uma tarefa complexa e que exige a criação de hábitos de leitura como condição fundamental, quer para a emergência da apetência leitora e instrumento facilitador da aprendizagem do código, das habilidades linguísticas básicas, quer para o desenvolvimento de competências específicas mais complexas que levam à compreensão e à análise crítica do escrito como porta de acesso à informação.
A leitura literária, a leitura de estórias, é um instrumento privilegiado para a criação de hábitos de leitura e, simultaneamente, um precioso auxiliar para o desenvolvimento da compreensão leitora. A compreensão leitora exige como sua condição fundante a interacção entre o leitor e o texto, e a leitura literária é um meio privilegiado para estimular esse diálogo na criança. As actividades lúdicas que integram a animação da leitura tem como objectivo fundamental aprofundar esse diálogo. Quando o mediador pede às crianças para anteciparem um fim de uma estória ou para a recontar, que identifiquem personagens ou que coloquem em diálogo personagens de estórias diferentes, ele está a contribuir para o desenvolvimento de actividades cognitivas que permitam a construção do sentido. E estas actividades, devidamente adaptadas, podem e devem começar a ser desenvolvidas mesmo antes da aprendizagem formal da leitura.
Os projectos de promoção da leitura porque respondem a este duplo desafio: criação de hábitos de leitura e desenvolvimento de competências de compreensão leitora, devem ser inseridos no próprio processo educativo da aprendizagem leitora quando desenvolvidos em contexto escolar. A leitura literária não pode ser dissociada da aprendizagem leitora e deve ser introduzida logo na pré-primária.
Vários estudos já demonstraram a relação íntima entre os hábitos de leitura e a compreensão leitora,