literatura infanto juvenil
Curso: Curso de Especialização Pós-graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares
Unidade Curricular: Leitura e Literatura Infantil e Juvenil
Docente Responsável: Dr.ª Jacinta Maciel
Trabalho realizado por:
Maria Filomena Alves Miranda Mamede Novembro 2012
Sumário
Introdução ……………………………………… 3
Desenvolvimento ………………………………. 4
Conclusão ………………………………………. 5
Referências bibliográficas ………………………. 6
Anexos ……………………………………… 7
Introdução
Como discutido nesta disciplina, Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, a principal missão da biblioteca escolar é a de formar leitores, tentando que cada criança tenha com um livro o «encontro da sua vida», um encontro significativo. Para isso a biblioteca terá de atuar proporcionando-lhes uma grande variedade de livros e multiplicando atividades de animação em torno dos livros.
Decidi trabalhar na preparação de um encontro dos alunos de um dos centros escolares, em que exerço funções de professora bibliotecária, com o editor/escritor/ilustrador Pedro Seromenho, dada a proximidade da data em que este irá realizar-se, 13 de Novembro.
A visita de um escritor à escola é sempre considerada como um momento marcante, especialmente para os mais pequeninos, e há que encará-la como uma oportunidade de motivar à leitura, pelo menos da obra que este vem apresentar; neste caso trata-se do lançamento, pela Paleta de Letras, da obra de Agnès de Lestrade, A grande fábrica de palavras.
Teremos duas sessões, uma para os alunos de 3.º ano e outra para os do 2.º ano.
Irei ler e discutir a obra com os alunos do 3.º ano, em colaboração com as professoras titulares das turmas, e «construir» uma fábrica de palavras a partir de uma das ilustrações; como produção da fábrica haverá um conjunto de caixas de palavras: palavras soltas, ações, personagens, tempo e locais. Os alunos irão,