TDAH
⇒ Quando estabelecer regras, faça-as de modo simples e específico e escreva-as em Post-its em locais de fácil visão para o seu aluno. O Post-it é um pequeno papel usado para deixar lembretes, com um adesivo de fácil remoção atrás de si, de forma que seja facilmente pregado, retirado e recolocado por algumas vezes, sem deixar marcas ou resíduos. É usado para fazer anotações e são geralmente colocados em monitores de computadores pessoais, áreas de trabalho, cadernos, etc.
⇒ Recompensas objetivas e que façam sentido, geralmente funcionarão melhor para o seu aluno – e elas não podem ser em excesso.
⇒ Dê feedback com freqüência, para que eles saibam como estão indo. Feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa sobre seu comportamento e atitudes, ajudando esta pessoa a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos.
⇒ Ajude seu aluno a mudar de modo suave e gradativo, planejando com antecedência as atividades que virão posteriormente.
⇒ Mantenha o senso de humor e seja paciente: com humor, você terá condições de evitar conflitos.
⇒ Fique atento a todas as oportunidades para elogiar e fazer reforços positivos sempre que seu aluno fizer algo corretamente. Mas tenha cuidado para não exagerar por conta de pequenos acertos, pois ele vai perceber, não se iluda.
⇒ Tenha sempre em mente que você está lidando com uma condição médica que seu aluno tem e não uma falha de caráter.
⇒ Nas horas de impor disciplina, não fale muito nem seja “mole” – responda com clareza e ação apropriada.
⇒ Espere que seu aluno tenha dias bons e dias ruins.
⇒ Lembre-se que culpar o seu aluno, ou você mesma ou os pais não vai ajudar em nada. Todos vocês estão juntos, “no mesmo barco”, e fazendo o melhor que podem.
10 DICAS DE COMO EXPLICAR O TDAH PARA AS CRIANÇAS, retiradas do livro “Tendência