Felipe Silva'
OBS.: derivam de um grupo de gimnospermas, porém possuem outras estruturas de proteção de óvulo e da semente e surgiram os ovários que abrigam os óvulos.
Características: possuem flores típicas, com ovários que se transformam em frutos. Cada óvulo fecundado (dupla fecundação) origina um semente e esta, além do embrião, tem 1 ou 2 cotilédones e o endosperma secundário, triploide não dependem da água para a reprodução, apresentando grãos de pólem, óvulo e sementes.
Angiosperma: têm suas sementes dentro de frutos.
Ex.: todas as plantas frutíferas: mangueira, abacateiro, morangueiro.
Diferença entre dois grupos
Originam
Fecundação óvulos sementes
Fecundação ovários frutos as sementes
Maior número na terra
Habilitat diversos (aquático – marinho, ambientes áridos)
Espécies: arbóreas, arbustivas, herbáceas, epífitas e parasitas (plantas)
Ciclo de vida
Reprodução sexuada – participação das flores
Sementes
São protegidas pelos frutos.
As que transferem as reservas dos endosperma para os politedones são chamadas: sementes sem endosperma ou sementes exalbuminadas;
Nas sementes que isto não ocorrem, os cotiledones não contem reservas nutritivas, estas são chamadas albuminadas;
Sua disseminação no ambiente é importante para sobrevivência da espécies, assim não caem próximas evitando a competição;
A disseminação pode ocorrer pelo vento (anemocoria, pode ter pêlo), por animais (zocoria, servem de alimentos e são eliminadas pelas fezes) ou pela H2O (hidrocoria, transportado como bóia).
A Semente
É o órgão resultante de um óvulo fecundado que se desenvolve no interior do ovário;
Dupla fecundação produz um núcleo 2n (zigoto) e um núcleo 3nq permanecem no saco umbrionário, entro do óvulo. A partir do zigoto forma-se o embrião e um ou 2 cotilédones, a partir do núcleo 3n origina-se o tecido de reserva, o endosperma secundário.
Semente madura, completa
a) tegumento ou casca testa –