TDAH
Psicologia – PS3P30 e PS4P30
TRABALHO DE APS
Adrielle Souza Fernandes RA: B174FF-3
Priscila de Souza Nascimento RA: B46869-6
Lemoel Dias Soares RA: A966GA-0
Gabrielly de Oliveira RA: T710hb-2 Rodrigo Soares Ginez RA: T869GG-5
Patricia Rodrigues Borges RA: T515GA-0
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Neurofisiologia , do curso de Psicologia, turno Noturno, da Universidade UNIP - Universidade Paulista ministrado pela professora Micheliny
Brasília - 2012
Introdução
TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) é um problema de saúde mental que tem três características: a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade. Esse transtorno tem um grande impacto na vida da criança, adolescente ou adulto e nas pessoas que elas convivem. Causa dificuldades emocionais, dificuldade de relacionamento familiar e social e em razão disso o baixo desempenho escolar. A intervenção do psicólogo é de extrema importância para o tratamento juntamente com alguns medicamentos que ajudam na melhora dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
TDAH(Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade)
Desde a década de 40, psiquiatras têm colocado rótulos diversos às crianças hiperativas, desatentas e excessivamente impulsivas, como, “disfunção cerebral mínima”, “lesão cerebral mínima”, “reação hipercinética da infância”, “síndrome da criança hiperativa” e a mais recente, “transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade”.
Nas crianças do sexo masculino o TDAH tem mais probabilidades de estar presente. Os sintomas aparecem por volta dos 3 a 5 anos de idade.
A partir do final dos anos 80 os sintomas e as de TDAH começam a ser esclarecidos, onde as bases genéticas foram sendo consideradas. O TDAH não é um