TDAH
géssika cristina barbosa silva
transtorno de déficit atenção / hiperatividade
Caratinga – minas gerais
2012
Centro universitário de caratinga
géssika cristina barbosa silva
transtorno de déficit atenção / hiperatividade
Ensaio monográfico realizado como pré-requisito parcial para avaliação interdisciplinar das disciplinas Filosofia e Formação de Pensamento; Sexualidade Humana; Português; Processos Psicológicos Básicos I e Psicologia Profissão e Evolução, que compõem o 1° período de Psicologia do Centro Universitário de Caratinga.
Caratinga – minas gerais
2012
RESUMO
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) atualmente vem sendo pesquisado e discutido buscando encontrar respostas às opiniões divergentes que surgem na sociedade, escola e família com relação a suas características e danos causados no indivíduo que apresenta TDAH. A sociedade nem sempre considera o TDAH como um transtorno de desenvolvimento infantil, essa realidade é refletida nas ações das pessoas. Através de uma revisão bibliográfica, o seguinte trabalho, evidencia a importância da família e sociedade como um todo perceber a complexidade e a problemática existente na vida de uma pessoa que apresenta Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Palavras Chave:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 1
2 JUSTIFICATIVA 2
3 OBJETIVO 2
4 HISTÓRIA E EPDEMIOLOGIA 3
5 ETIOLOGIA 4
6 FATORES AMBIENTAIS 4
7 FATORES GENÉTICOS 5
8 CARACTERÍSTICAS DO TDAH 6 9 TRATAMENTO 10
10 CONCLUSÃO 12
15 REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
O Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o individuo por toda sua vida, pode sofrer influencia de agentes psicossociais que atuam no funcionamento adaptativo e