TDAH
As dificuldades de aprendizagem se manifestam de diferentes formas dentro da escola com sintomas diversos que revelam que algo no processo de ensino e aprendizagem não vai bem. Interferem no rendimento acadêmico do aluno, ou seja, indicam que a apropriação de um determinado conteúdo e/ou conhecimento apresentasse abaixo do esperado para idade/ano escolar. Para Rebelo (1993) apud Capeline (2004) o termo dificuldades de aprendizagem: "(...) podem ser entendidas como obstáculos ou barreiras encontradas por alunos. durante o período de escolarização referentes à captação ou assimilação dos conteúdos propostos. Elas podem ser duradouras ou passageiras e mais ou menos intensas e levam alunos ao abandono da escola, à reprovação, ao baixo rendimento, ao atraso no tempo de aprendizagem ou mesmo à necessidade de ajuda especializada".
No contexto escolar, muitos alunos podem apresentar diferentes dificuldades de aprendizagem em algum momento de sua vida acadêmica, com defasagem em uma ou mais disciplinas (mas não necessariamente em todas elas). Estudiosos da educação como Sara Pain, Alicia Fernández, Maria Lucia Weiss, consideram que as dificuldades de aprendizagem interferem no domínio dos conteúdos acadêmicos - de leitura, escrita e cálculo matemático - são identificadas quando o aluno entra na escola, onde lhe é exigido a capacidade de abstração, raciocínio lógico e outras funções psicológicas superiores.
Não existe uma definição consensual acerca das causas das dificuldades de aprendizagem. Podemos destacar algumas das principais causas, como: pedagógica, neurológicas, intelectuais ou cognitivas.
"As dificuldades de aprendizagem ocorrem devido a várias razões. Uma delas é que a criança apresenta alguma dificuldade cognitiva particular que faz com que seu aprendizado de certas habilidades se torne mais difícil que o normal.
Entretanto, algumas dificuldades - talvez a maioria delas - são resultantes de problemas educacionais