Tdah
Problemas com hiperatividade e desatenção podem aparecer antes mesmo do diagnóstico da doença
[pic]
Agitação: sintoma do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade pode ser intensificado pela falta de sono (Thinkstock)
Crianças que dormem pouco têm mais problemas com hiperatividade e desatenção durante o começo da infância. De acordo com uma pesquisa apresentada nesta terça-feira durante encontro das sociedades médicas para o sono, nos Estados Unidos, menos horas de sono podem significar uma piora nos sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) até os seis anos.
Déficit de atenção: 8 sinais aos quais os pais devem ficar atentos
“Os resultados sugerem que algumas crianças que não têm um sono adequado apresentam mais problemas comportamentais, como hiperatividade, impulsividade e falta de atenção”, diz Erika Gaylor, coordenadora do estudo. Segundo Erika, o TDAH não costuma ser diagnosticado até a idade escolar, mas o desenvolvimento de sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade, muitas vezes, pode ser visto anos antes.
Já os problemas com sono, em particular as dificuldades em adormecer e permanecer dormindo, são frequentemente relatados em crianças e adolescentes com TDAH. Em geral, recomenda-se que crianças até os três anos tenham de 12 a 14 horas de sono, e dos três aos seis durmam de 10 a 12 horas por noite. No entanto, apesar da relação entre sono e TDAH já ter sido encontrada, os cientistas não conseguiram ainda definir exatamente como isso ocorre.
FONTE (http://veja.abril.com.br/noticia/saude/perda-de-sono-na-infancia-pode-contribuir-para-o-desenvolvimento-de-sintomas-de-tdah) VEJA 14 06 2011
O que é o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH)
Antes de sugerir que um aluno tem hiperatividade,