Tcr controlado
FACTS
Campo Grande - MS
2012
ACADÊMICOS:
LEONARDO RAMOS DO SANTOS
RELATÓRIO – FACTS
CARACTERÍSTICAS DO TCR E ENSAIOS PARA O CONTROLE DE REATIVO EM UMA LINHA DE TRANSMISSÃO
Campo Grande - MS
2012
1. INTRODUÇÃO
O aumento dos custos e das restrições ambientais torna, muitas vezes, impraticável a estratégia do sobredimensionamento e, ao mesmo tempo, dificulta a construção de novas unidades de produção e linhas de transmissão. Por outro lado, tem-se observado um aumento contínuo do consumo de energia eléctrica. Nesse contexto, torna-se necessário o desenvolvimento de meios para controlar diretamente os fluxos de potência em determinadas linhas de um sistema.
O conceito de sistemas com fluxos de potência controláveis, ou “Flexible AC Transmission Systems” (FACTS) tem recebido muita atenção recentemente, em muitas partes do mundo, resultando na concepção de vários novos dispositivos para o controle dos fluxos nas redes de energia eléctrica. Estes dispositivos são desenvolvidos com o objetivo de:
1. Aumentar a capacidade de transmissão de potência das redes;
2. Controlar diretamente o fluxo de potência em trajetos específicos de transmissão.
Para este trabalho, será estudado o TCR (thyristor-controlled shunt reactor).
2. OBJETIVOS
Através de experiências realizadas em laboratório, mostrar a validade do TCR para o controle de reatância indutiva em uma linha de transmissão alimentando uma carga com características capacitivas.
3. REVISÃO TEÓRICA
O TCR está inserido no FACTS “SVC” (Static VAR Compensator), um dos mais importantes dispositivos FACTS. Este é o elemento principal para a otimização da transferência de energia num Sistema Elétrico de Energia. O SVC pode fornecer a Energia Reativa necessária ao controle dinâmico de tensão evitando, assim, os desvios de potência reativa da rede,