Svc- compensador estático de reativos - simulação
ESCOLA DE ENGENHARIA
Especialização em Sistemas de Energia Elétrica
Qualidade de Energia – Turma 2007.
CARLOS EDUARDO DE SOUZA MAGALHÃES
Capacidade de Compensação de distúrbios de um SVC em uma USINA
Belo Horizonte 2009
INTRODUÇÃO
Resumo
A ideia inicial deste trabalho era, através de simulações de um sistema elétrico conhecido, avaliar a capacidade do SVC (Static VAr Compensator) em mitigar harmônicos e flutuações de tensões causadas por fornos a arco elétrico.
O principal agente causador de flutuações de tensão neste sistema é o forno a arco. Tendo em vista a limitação de tempo, não foi possível elaborar um modelo detalhado destes fornos, sendo assim não se pode verificar a capacidade do SVC em compensar as flutuações de tensão. Também não foi possível simular a injeção de harmônicos deste equipamento no sistema e consequentemente a mitigação destes harmônicos pelos filtros.
A elaboração de um modelo detalhado de forno a arco foi sugerido para elaboração de trabalhos futuros.
Apesar de não se ter o modelo detalhado dos fornos a arco, tem-se o modelo detalhado do SVC, e o modelo reduzido das cargas. Com estes dados foi possível fazer diversas simulações e assim compreender melhor o comportamento estático e dinâmico do SVC, durante a operação dos sistemas de potência, e constatar a capacidade dos filtros de mitigar os harmônicos. Por meio estas simulações também foi possível demonstrar detalhadamente o mecanismo de controle de reativos e de tensão, bem como a operação em conjunto com os filtros.
Objetivos do Trabalho
Este trabalho faz uma análise sobre a capacidade de um compensador estático de reativos (static VAr compensator - SVC), funcionando em conjunto com filtros harmônicos, em mitigar flutuações de tensão causadas pelos fornos elétricos de uma planta piro – metalúrgica e distorções harmônicas causadas por estes equipamentos e pelos reatores controlados por tiristores (TCRs) do SVC.
Através