eletronica de potência
Instituto de Tecnologia
Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE)
Disciplina: Eletrônica de Potência
Assunto: FACTS (SISTEMAS FLEXÍVEIS DE TRANSMISSÃO AC)
Aluno: Marcos de Souza Baima Matrícula: 09020007401
Belém/PA
2013
Introdução
O aumento da exigência dos consumidores é um dos aspectos que com as necessidades, associado com as restrições ambientais e econômicas impostas para a construção de novas linhas de transmissão e centro de geração levou a necessidade de melhorar os sistemas já existentes. Uma nova tendência para a otimização da capacidade de transmissão é a utilização de dispositivos baseados em eletrônica de potência conhecido a como FACTS. Estes dispositivos permitem uma maior flexibilidade na operação e controle de sistemas de potencia, diminuindo o congestionamento da transmissão e aumentando sua capacidade de transferência.
FACTS- SISTEMAS FLEXIVEIS DE TRANSMISSÃO AC
Equipamentos com o conceito FACTS começaram a ser implementados a partir do final da década de 60 por grupos diversos, mas o nome FACTS só passou a existir a partir de 1988, quando Hingorani publicou o artigo intitulado “Power Eletronics in Eletric Utilies/; Role of Power Eletronics in Future Power System”, propondo o uso extensivo de eletrônica de potência para o controle de sistemas de potencia CA. A ideia básica era obter, no futuro, sistemas CA com alto nível de flexibilidade como no caso de sistemas de transmissão HVDC (Hgh Voltage Direct Current”- Alta Tensão em Corrente Continua). O fatcs foi baseado no uso de tiristores de potencia, bem como no desenvolvimento de novos dispositivos semicondutores autocomutados (disparo e corte controlados).
Os equipamentos facts são de grande valia nos estudos da estabilidade dinâmica ( frente de pequenas perturbações ). No caso dos estudos dinâmicos, maior ênfase é dada aos problemas de natureza eletromagnética cujo espectro de