Eletronica de potencia
Eletrônica de Potência
Conceitos Básicos
Professor: Msc. Carlos Leandro Borges da Silva
Sumário
1. O que é a Eletrônica de Potência; 2. Histórico da Eletrônica de Potência; 3. Dispositivos Semicondutores de Potência; 4. Tipos de circuitos em Eletrônica de Potência; 5. Algumas aplicações da Eletrônica de Potência; 6. Efeitos Periféricos causados pela Eletrônica de Potência; 7. Conclusão; 8. Exercícios de revisão; 9. Próxima Aula;
Eletrônica de Potência
O que é Eletrônica de Potência ?
É a área da eletrônica que se ocupa do processamento da energia elétrica visando obter maior eficiência(menores perdas nos processos de conversão de energia) e qualidade (energia limpa em termos de impacto ambiental); Os métodos empregados em eletrônica de potência baseiam-se na utilização de dispositivos semicondutores operados em regime de chaveamento para realizar o controle do fluxo de energia e a conversão de formas de onda de tensões e correntes entre fontes e cargas.
Eletrônica de Potência
O aparecimento da Eletrônica de Potência proporcionou uma alternativa vantajosa para o processamento de energia, devido à baixa perda de energia no chaveamento somada a pouca necessidade de manutenção das chaves semicondutoras.
Introdução do retificador a arco de mercúrio, em 1900; A primeira grande revolução da eletrônica começou em 1948 com a invenção do transistor de silício (Bardeen, Brattain e Schockley da Bell Telephone Laboratories);
História da Eletrônica de Potência
Em 1956 a Bell Laboratories inventou o transistor disparável PNPN, definido como tiristor ou retificador controlado de silício do inglês: silicon controlled rectifier – SCR; A Segunda revolução da eletrônica iniciou-se em 1958 com o desenvolvimento do tiristor comercial pela General Electric Company.
História da Eletrônica de Potência
Dispositivos Semicondutores de Potência
O SCR desenvolvido em 1957 sofreu vários avanços; Desde 1970, vários tipos de