Relatorio
Nos trabalhos realizados no laboratório são utilizados equipamentos para medir os volumes aproximados dos líquidos. E na nossa primeira aula no laboratório utilizamos os mesmos para medir massas e volumes, realizando experimentos para verificar a precisão e exatidão de instrumentos como: o erlenmeyer, o béquer, a proveta, e o balão volumétrico. A medição é um processo realizado para determinar o valor de uma grandeza em uma situação particular. Esse valor é expresso por meio de medidas apresentando-se um valor numérico acompanhado por uma unidade de medida.
As medições podem ser afetadas por vários erros, causados por imperfeições ou falta de perícia na utilização de técnicas adequadas à medição por isso faz-se necessário à realização do mesmo experimento no mínimo três vezes.
2. Objetivos * Identificar os principais equipamentos e recipientes volumétricos; * Manipular corretamente a vidraria disponível para determinação de volume; * Analisar a exatidão dos recipientes volumétricos; * Sequenciar um dado procedimento e verificar precisão de medidas.
3. Materiais
-Tubo de ensaio
-Béquer
-Erlenmeyer
-Balão volumétrico
-Proveta ou Cilindro Graduado
-Bureta
-Pipetas
4. Procedimento Experimental
Parte A - Medidas de volume
Observaram-se os equipamentos e as vidrarias do laboratório apresentadas pelo professor, procurando identificar seu nome e sua principal utilidade.
Preparou-se a bureta com 50 ml de água completando seu volume até a indicação zero. Em seguida despejou-se a mesma sobre um erlenmeyer graduado de 125 ml, o volume de 50 ml. Após isso se verificou se os volumes coincidiam e descartou-se esta amostra. Em seguida mediu-se 50 ml de água no Erlenmeyer e transferiu-o para a bureta comparando novamente os resultados.
Parte B - Medidas de Massa e Volume
Colocou-se 50 ml de água destilada, respectivamente, em um béquer de 100 ml, uma proveta de 50 ml, e um balão volumétrico de 50 ml, e pesou-se