Compensador estático de reativos – svc
ARTHUR MOURA CAMARGOS DE FREITAS
COMPENSADOR ESTÁTICO DE REATIVOS – SVC
FORMIGA FEVEREIRO – 2013
ARTHUR MOURA CAMARGOS DE FREITAS
COMPENSADOR ESTÁTICO DE REATIVOS – SVC
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Formiga, como requisito para a matéria de Transmissão de Energia Elétrica
Orientador: Prof. MSc. Luiz Eduardo Pereira
FORMIGA FEVEREIRO – 2013 * RESUMO
Este trabalho apresentará os princípios de funcionamento e a topologia do “Compensador Estático de Reativos” SVC que é um dispositivo de eletrônica de potência que regula a potência de reativo de redes de transmissão aumentando sem precisar expandir a rede a quantidade de fluxo transmitida.
Palavra – chave : SVC, Compensadores Estáticos, FACTS.
* SUMÁRIO
RESUMO 3 SUMÁRIO 4 1. INTRODUÇÃO 6 2. OBJETIVOS 7 3. DESENVOLVIMENTO 8 4. CONCLUSÃO 14 5. REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Os Sistemas Elétricos de Potência - SEP são circuitos destinados a levar grandes blocos de energia da geração até os centros consumidores. Na busca deste objetivo, o planejamento e a operação dos sistemas de energia utilizam técnicas bastante sofisticadas na resolução de problemas [1].
Um dos principais obstáculos à operação estável dos SEP é a instabilidade de tensão caracterizada por um declínio lento e progressivo das magnitudes das tensões das barras de carga. O motivo dessa instabilidade reside na incapacidade dos sistemas de atender à crescente demanda de energia reativa [2] devida ao aumento das cargas não lineares.
A carga do SEP tipicamente é indutiva [1] consumindo consequentemente energia reativa, esta característica indutiva da linha se dá pelos grandes consumidores serem indústrias senda a maior demanda