Luís de camões
Considera-se publicidade, para efeitos do presente diploma, qualquer forma de comunicação feita por entidades de natureza pública e privada, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo directo ou indirecto de:
a) Promover, com vista à sua comercialização ou alienação, quaisquer bens ou serviços.
b) Promover ideias, princípios, iniciativas ou instituições.” é toda a forma de comunicação realizada no âmbito de uma actividade comercial, industrial ou liberal, com o fim de promover a comercialização (venda) de produtos e serviços. Em outras palavras, é o conjunto de dos meios destinados a informar o público e convencê-lo a comprar um produto ou serviço. 2. Tipos de publicidade
Existem dois tipos de publicidade:
Publicidade comercial destina-se a incentivar, através de métodos de persuasão, o consumidor a adquirir um determinado produto ou serviço (exemplos: automóveis, espectáculos de cinema, viagens, etc.).
Publicidade institucional destina-se, sobretudo, a alertar os consumidores para determinados aspectos da vida em sociedade, nomeadamente os de prevenção e implementação de regras de vida ( exemplo: campanhas de solidariedade, de prevenção da Sida, etc.). 3. Elementos de um anúncio publicitário (imagem, slogan)
Texto Publicitário
Imagem - vive-se no mundo a imagem.
Produto - presente de uma forma discreta ou dominadora.
Slogan - fundamental, jogando com o enorme poder persuasor da palavra. Frase curta, fácil de memorizar e capaz de provocar o desejo de adquirir o produto.
Utiliza vários recursos:
Deve obedecer aos seguintes aspectos:
(gráfico
sugestivo)
ATENÇÃO INTERESSE DESEJO MEMORIZAÇÃO ACÇÃO
(linguagem a suscitar interesse)
(provocar o desejo)
(permitir fixá-lo)
(desencadear a acção)
AIDMA
Maria José Nogueira
Exemplo – rimas, jogos de palavras, imperativo, interjeições, figuras de estilo…
Técnicas da Publicidade: