Luís Camões
Sabe-se pouco sobre a sua vida, pois já foi á alguns séculos atrás que viveu, contudo deduz-se que tenha nascido em Lisboa numa família de baixa nobreza.
Supõe-se que estudou na Universidade de Coimbra embora não haja documentos que o comprovem. Frequentou a corte de Dom João III, e principiou aí a sua carreira como poeta lírico.
Há várias histórias que contam que Luís de Camões era muito “namoradeiro” e que se envolveu em amores com damas da nobreza. A sua vida era também considerada muito boémia. Diz-se que, devido ao facto de ter passado por um amor que fracassou, foi para África, como militar, onde perdeu um olho numa batalha.
Entretanto voltou a Portugal porém, teve de ser preso por ter agredido um servo do Paço. Ao sair da prisão, foi para o Oriente onde passou vários anos, enfrentou várias dificuldades e lá foi preso várias vezes. Foi então que escreveu Os Lusíadas. De volta ao seu país publicou o livro escrito.
Faleceu depois, dia 10 de Junho de 1580
Enquanto viveu queixou-se da escassa atenção que a sua obra recebia, mas pouco depois de falecer a sua poesia começou a ser reconhecida como valiosa por vários nomes importantes da literatura europeia, ganhando prestígio e influenciando gerações de poetas em vários países. Hoje a sua fama está solidamente estabelecida e é considerado um dos grandes escritores da tradição ocidental, tendo a sua obra sido traduzida para várias línguas.
Língua Portuguesa
Biografia de Luís Vaz de Camões
Trabalho realizado por:
Marta Carvalho 12ºA