o texto Violência epidêmica - paragrafos
Curso Bacharelado em Administração Pública
Introdução a língua portuguesa – unidade 01 - atividade 02 – Parágrafo
Professora Sandra Mara da Silva Marques Mendes
Aluno Paulo dos Santos Rodrigues Junior
Agora que você já leu sobre a estrutura e organização textual, leia o texto Violência epidêmica para realizar a atividade abaixo.
1) Identifique quantos parágrafos compõem o texto.
R- 13 parágrafos.
2) Qual(is) parágrafo(s) é/são de Introdução?
R- Parágrafos 01 e 02.
A violência urbana é uma enfermidade contagiosa. Embora possa acometer indivíduos vulneráveis em todas as classes sociais, é nos bairros pobres que ela adquire características epidêmicas.
A prevalência varia de um país para outro e entre as cidades de um mesmo país, mas, como regra, começa nos grandes centros urbanos e se dissemina pelo interior. A incidência nem sempre é crescente; mudança de fatores ambientais e medidas mais eficazes de repressão, por exemplo, podem interferir em sua escalada.
3) Quais parágrafos apresentam argumentação?
R- Dos parágrafos 03 ao 10.
As estratégias que as sociedades adotam para combater a violência flutuam ao sabor das emoções, raramente o conhecimento científico sobre o tema é levado em consideração. Como reflexo, a prevenção das causas e o tratamento das pessoas violentas evoluíram muito pouco no decorrer do século XX, ao contrário dos avanços ocorridos no campo das infecções, câncer, diabetes e outras enfermidades.
A agressividade impulsiva é consequência de perturbações nos mecanismos biológicos de controle emocional. Tendências agressivas surgem em indivíduos com dificuldades adaptativas que os tornam despreparados para lidar com as frustrações de seus desejos.
A violência urbana é uma doença com múltiplos fatores de risco, dos quais os mais relevantes são a pobreza e a vulnerabilidade biológica.
Os mais vulneráveis são os que tiveram a personalidade formada num ambiente desfavorável ao