Tcp UDP
• TCP verifica a onda de dados para evitar uma saturação da rede
• TCP formata os dados em segmentos de comprimento variável para “ entrega-los” ao protocolo IP
• TCP permite o multiplex dos dados, quer dizer, faz circular, simultaneamente, as informações que proveem de fontes (aplicações, por exemplo) distintas numa mesma linha
• TCP permite a início e o fim de uma comunicação de maneira educada.
Características do Protocolo UDP:
O UDP (User Datagram Protocol) é tido como um protocolo “irmão” do TCP, mas é mais simples e também menos confiável. Isso acontece porque o funcionamento do TCP é, como já dito, baseado em conexões, o que não ocorre com o UDP. Como consequência, não há procedimentos de verificação no envio e recebimento de dados (todavia, pode haver checagem de integridade) e se algum pacote não for recebido, o computador de destino não faz uma nova solicitação, como acontece com o TCP. Tudo isso faz do UDP um pouco mais rápido, porém inutilizável em certas aplicações.
Por essas características, pode parecer que o UDP é inútil, mas não é. Há aplicações em que é preferível entregar os dados o mais rapidamente possível, mesmo que algumas informações se percam no caminho. É o caso, por exemplo, das transmissões de vídeo pela internet (streaming), onde a perda de um pacote de dados não interromperá a transmissão. Por outro lado, se os pacotes não chegarem ou demorarem a chegar, haverá congelamentos na imagem, causando irritação no usuário.
TCP/UDP
15 Protocolos/Serviços
TCP
Porta Serviço ou Aplicação
21 FTP
23 Telnet
25 SMTP
53 Domain Name System
63 Whois
70 Gopher
79 Finger
80 HTTP
110 POP3
81 HOSTS2 Name Server
52 XNS Time Protocol
62 ACA Services
84 Common Trace Facility
38 Route Access Protocol
119 NNTP
UDP
Porta Serviço ou Aplicação
11 Active Users
18 Message Send Protocol
20 File