UDP e TCP
A Internet tem dois protocolos principais na camada de transporte, um protocolo sem conexões e outro orientado a conexões. O protocolo sem conexões e o UDP e o protocolo orientado a conexões e o TCP.
UDP (User Datagram Protocol):
O UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte extremamente simples implementado na arquitetura TCP/IP. Ele é um protocolo não orientado à conexão, sem garantia de entrega de mensagens, sem controle de duplicação e sem garantias sobre ordenamento de pacotes. O UDP fornece, entretanto, um mecanismo importante para multiplexações de transmissões sobre IP que inclui, também, a confiabilidade da integridade dos dados através do checksums. O UDP oferece um meio para as aplicações enviarem datagramas IP encapsulados sem que seja necessário estabelecer uma conexão. O UDP é descrito na RFC 768.
Características gerais:
Como citado anteriormente, o protocolo UDP é muito simples e permite a transmissão de mensagens entre origem e destino sem a necessidade de estabelecimento de conexão, já que o protocolo é não orientado a conexão, o que torna esse um protocolo enxuto que consome poucos recursos da rede.
Mas por outro lado, mensagens de usuários enviadas através do UDP podem ser perdidas na rede, chegar fora de ordem no destino ou ser duplicadas. Essas características do UDP na verdade são herdadas do IP, o protocolo de rede sobre o qual o UDP opera. Essa herança que o UDP herda do IP é consequência direta da sua simplicidade : como ele quase não implementa nenhuma funcionalidade extra sobre o IP, a maioria das características do IP é apresentada pelo UDP.
Nesse sentido, pode-se dizer que o UDP é apenas uma camada leve na arquitetura de protocolos que tem a função de expor os serviços de IP ás aplicações de usuário. Entretanto apesar de muito simples e de herdar as características do IP, o UDP inclui, ainda que poucas, algumas funcionalidades extras além daquelas já