TCP versus UDP
Projetos de Automação
Protocolo TCP e UDP
Tamyres Veleda Fonseca
Ambos os protocolos, estes que são conjuntos de regras, TCP (Transmission Control Protocol) e UDP (User Datagram Protocol) são utilizados na camada de transporte do modelo OSI (camada 4), operam em conjunto com o IP da máquina na transmissão de informações na rede. Existem 16 bits,
65.536 portas, para cada um dos protocolos, teoricamente, isto implica que diversos serviços e aplicações podem ser processados simultaneamente.
O protocolo TCP (Transmission Control Protocol) fornece uma excelente garantia na entrega dos dados, estes que são fragmentados em pacotes a fim de facilitar o envio, no processo de envio eles são despachados aleatoriamente, quando chegam ao seu destino é característica do TCP reorganizar os pacotes, implica num protocolo pesado porque exige mensagens de cabeçalho para estruturação da informação por completo. Se tudo ocorreu como planejado é emitido um alerta de entrega, caso contrário se repete o processo de envio até que retorne relatório de entrega com êxito dos pacotes faltantes. Para que aconteça a comunicação entre o emissor e o receptor é necessário estabelecer uma conexão, conhecida como Three Way Handshake.
O protocolo UDP (User Datagram Protocol) é mais simples que o TCP, não necessita de uma conexão e não permite garantia na entrega dos pacotes transmitidos na rede, tornando o protocolo leve. Caso algum pacote se perca no caminho até o receptor, não existirá relatório de confirmação de entrega e nem reenvio do(s) pacote(s) faltante(s).
A grande diferença entre esses dois protocolos é o fato do TCP estabelecer início e término de uma conexão, além de reenviar pacotes corrompidos. Enquanto que o UDP não apresenta essas características, como consequência faz uma rápida e eficiente transmissão, em aplicações que não necessitem de entrega garantida, pois os dados que são corrompidos no UDP são descartados.
A seguir será exposta uma