Tcd - educação inclusiva
Tema
Como o Administrador deverá agir no recrutamento de funcionário portador de necessidade especial? Quais pontos chaves devem ser observados nesta contratação e qual deverá ser o “olhar” da empresa em que o portador será admitido?
Titulo
O Administrador no recrutamento, seleção e contratação de pessoa com deficiência.
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre como o Administrador deverá agir no recrutamento de funcionário portador de necessidade especial, quais pontos chaves devem ser observados nesta contratação e qual deverá ser o “olhar” da empresa em que o portador será admitido? Tendo por base o que preceitua a Lei 8.213 de 1991 em seu artigo 93.
Justificativa
O tempo presente marca um grande movimento de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A cada dia, mais empresas buscam se enquadrar na chamada Lei de Cotas, que obriga a contratação de 2% a 5% de funcionários com deficiência. Tais empresas, além de estarem cumprindo a legislação em vigor estão diversificando seu quadro de funcionários. Portanto, todo Administrador deve ser consciente da necessidade de inteirar-se sobre o assunto.
Introdução
A contratação de pessoas com deficiência pelas empresas está relacionada a responsabilidades legais como a Lei 8.213 de 1991 em seu artigo 93. A alguns anos, antes do estabelecimento desta Lei, conhecida como Lei de Cotas para empresas o profissional com deficiência conseguia ingressar no mercado de trabalho através de ações governamentais ou eram terceirizados por Associações ou ONGs e atuavam em órgãos do governo Estadual e federal.
O mercado de trabalho vem mudando com uma velocidade considerável assim como a diversificação no perfil dos profissionais, as empresas precisam se adaptar para que possam intensificar a concorrência, para isso utilizam de artifícios que iram ter maior impacto em seus clientes, uma das formas que vem utilizando é a imagem de empresa cidadã com a