Tcd- desigualdade social
Desigualdade Social
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA
POLO:
CONTAGEM
ALUNO:
HELENA CRISTINA DA SILVA MAPA ALVES DE SOUZA
MATRICULA:
109102161
TEMA:
Desigualdade Social
TÍTULO:
Desigualdade Social e o que a promove
OBJETIVO:
Demonstrar de forma clara e objetiva quais são os fatores que promovem a desigualdade social, principalmente nos dias de hoje.
JUSTIFICATIVA:
Tal conceito está diretamente relacionado à distribuição desigual de renda. Pode-se ter desigualdade sem ter pobreza (pobreza relativa): um aumento de renda das camadas mais pobres pode melhorar a situação de pobreza extrema, sem, no entanto, modificar a situação de desigualdade social. Igualmente, a transferência de renda de setores mais ricos para os mais pobres, não implica necessariamente mudança na medida de pobreza.
Em algumas circunstâncias, pode-se entender a pobreza como um dos resultados da desigualdade social; todavia é importante levar em consideração a afirmação de (Alcock 1997, p. 6): “ Segundo este autor, no capitalismo a desigualdade sempre existirá, mas a pobreza, mesmo nesse sistema, não poderá ser aceita como algo natural e imutável. No próprio ato de conceituá-la, diz ele, há o reconhecimento de que se trata de um problema que exige respostas imediatas e que deve ser erradicado. Por isso, desigualdade é um conceito descritivo.
INTRODUÇÃO:
A origem da desigualdade social na humanidade está diretamente ligada à relação de poder, estabelecida desde o princípio dos tempos, popularmente conhecida como a 'lei do mais forte'.
O homem primitivo sempre teve seu lugar de destaque, constituído através da força e da inteligência, onde, por meio de combates e meios de ação mais elaborados, através de um uso mais bem direcionado das aptidões recentemente descobertas, estabelecia domínio e liderança sobre os demais, gerando, assim, as primeiras relações de desigualdade social conhecidas no mundo. Uns detinham as melhores partes da caça, as melhores