Formação socioeconoimica

327 palavras 2 páginas
TCD - FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA BRASILEIRA

ESTABILIDADE ECONÔMICA DOS TEMPOS ATUAIS O PLANO REAL E A ERA LULA

Em 1985 iniciá-se a “Nova República”, com o término da ditadura.
Em 1992, Fernando Collor de Mello sai do poder por causa da corrupção denunciada e pela pressão política e popular. Itamar Franco assumiu seu lugar.
O Plano Real foi desenvolvido pelo governo de Itamar Franco, chamado de Unidade Real de Valor (URV) para combater a inflação. Com isso, fundou-se em 30 de julho de 1994 a moeda real.
O objetivo inicial do plano era conter a hiperinflação. O fim da pressão inflacionária só seria possível com a criação de um índice que se mantivesse estável, e esse índice resultou na substituição do cruzeiro real pelo real como moeda circulante.
Mas a URV precisou de alguns controles para se tornar um sucesso. E seguiu diversas etapas. No fim, a crise da hiperinflação foi totalmente abatida, embora uma inflação residual houvesse se mantido.
Durante o Plano Real, o Brasil vivenciou diversa crises econômicas, o que resultou em mais empréstimos exteriores.
A “Era Lula” iniciou em 2003 e se estende até os dias de hoje. Foi marcada por muita desconfiança em Luís Inácio Lula da Silva no início, mas, nos dias de hoje, é apontado como o presidente com menor índice de rejeição, apesar dos escândalos políticos,sendo um deles o famoso “Mensalão”.
Durante seu mandato Lula liquidou o pagamento da dívida externa com o FMI. Apesar de ser uma decisão criticada, este pagamento adiantado gerou um maior prestígio internacional ao Brasil. Outro ponto importante é que a “Era Lula” fica longe de uma perfeição no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Em 2008, o Brasil ganhou um importante status, ao passar da posição de devedor para credor externo. E as vantagens disso foram muitas para o país. Porém devemos nos lembrar de que, apesar da estabilidade da economia um dos grandes problemas da sociedade brasileira é a desigualdade

Relacionados