Sociologia
Sociologia e Realidade
TÍTULO:
TCD – Sociologia da Educação
OBJETIVO:
Observar que o papel do educador é fundamental , se o desejado for a transformação social.
Refletir os pensamentos de Marx e Durkheim na sociedade atual.
JUSTIFICATIVA:
Para o educador é de grande valia o pensamento crítico-reflexivo sobre o enfoque teórico dos autores Karl Marx e Durkheim, para que possa compreender o processo educacional como instrumento de transformação do sujeito.
INTRODUÇÃO:
Refletir sobre os pensamentos de Marx e Durkheim é pensar sociologicamente. Isso é importante para que se possa conhecer a sociedade, para melhor compreendê-la e transformá-la, sendo cada indivíduo apenas um átomo na grande química que é a sociedade.
DESENVOLVIMENTO:
Para Durkheim, a característica principal das sociedades modernas é a divisão do trabalho social, o estudo do “fato social”, com a sociedade determinando as ações do indivíduo ao promover a interdependência entre os indivíduos, advinda das funções profissionais especializadas, identificando aqui a coerção da consciência coletiva sobre as consciências individuais. A divisão do trabalho social, cuja origem é o aumento da população gera a solidariedade orgânica, isto é, um novo tipo de coesão ou integração social, que nasce do reconhecimento coletivo da complementariedade das atividades individuais diferenciadas, assegurando a existência e o funcionamento da sociedade por assegurar a satisfação das necessidades individuais e de um maior número de pessoas. Segundo Durkheim, os fenômenos que constituem a sociedade têm origem na coletividade, onde os “fatos sociais” são formados pelas “representações coletivas”, através de sua cultura que são legadas de geração para geração, acrescentadas de experiências e sabedorias acumuladas, sendo assim de forma muito particular e infinitamente mais rica e complexa do que a do indivíduo, reafirmando a teoria de que a sociedade que determina o indivíduo.
Marx