TCC
ANÁLISE CRÍTICA DE ACIDENTE DE TRABALHO
Janaína Alves de Castro
Diamantina
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES
BREVE ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS DO PROFESSOR AO PLANEJAR E EXECUTAR SUAS AULAS
Janaína Fernandes de Oliveira
Orientadora:
Prof. Miriam Cristiany Garcia Rosa
Diamantina
2015
BREVE ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS DO PROFESSOR AO PLANEJAR E EXECUTAR SUAS AULAS
Janaína Fernandes de Oliveira
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo descrever a estrutura de uma aula e, para tanto, apoiou-se na observação de aulas de Espanhol em uma Escola pública de Diamantina, Minas Gerais, através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) de espanhol, além de descrever, pretendemos também trazer reflexões sobre o que levaria o professor a estruturar suas aulas de determinada maneira em detrimento de outras. As perguntas de pesquisa foram: Se as aulas se organizam em sequências, o que determina essa sequência? As crenças do professor e o livro didático adotado pela escola ajudariam a determinar essa ordem?
A pesquisa surgiu a partir de uma dúvida que norteia docentes recém-formados, pois, ao habilitar-se como professor, independente da área de formação escolhida, um principiante se faz o seguinte questionamento: como saber se a sequência adotada para o ensino da disciplina em questão está sendo correta e eficaz? Existe uma sequência? Essa sequência pode variar de professor para professor ainda que a disciplina ministrada seja a mesma? E se a resposta for positiva, quais são os fatores que influenciam essa ordem?
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Ensinar não é uma tarefa fácil até para os professores que já possuem experiência, imaginemos, então, quão grande dificuldade enfrentará um professor recém-formado que, apesar de ter passado pela experiência de observação de aulas através do estágio