Tcc veiculos de imprensa
Nº:___ Turma:7°A Data:____/____/_______
Professora: Ana Paula
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Quando surgiram os primeiros veículos da imprensa brasileira?
Paula Sato (novaescola@atleitor.com.br) [[pic]]
Jornais e revista da atualidade Apesar de existirem relatos de publicações noticiosas desde o Império Romano, foi depois da invenção da prensa móvel, em 1440, que apareceram os jornais periódicos e impressos. A primeira publicação do tipo, um jornal semanal, foi o Nieuwe Tijdinghen, criado na Antuérpia (na Bélgica), em 1605. No Brasil, os jornais demoraram mais para aparecer. A culpa era da coroa portuguesa, que, até a vinda de Dom João VI, em 1808, proibia que existissem imprensa, indústrias, bibliotecas e universidades na colônia. Assim que caiu o embargo, surgiu o primeiro jornal oficial da corte, a Gazeta do Rio de Janeiro, que começou a circular em 10 de setembro de 1808. Porém, hoje, historiadores como Isabel Lustosa, autora do livro "O nascimento da imprensa brasileira", consideram que o primeiro jornal do país foi o Correio Braziliense, impresso em Londres, na Inglaterra, por Hipólito José da Costa e distribuído no Brasil. Nessa época, em que a maior parte da população era analfabeta, os periódicos tinham tiragem de apenas 200 a 500 exemplares. Para se ter uma ideia, atualmente a Folha de S. Paulo, maior jornal do Brasil, tem tiragem diária de mais de 300 mil exemplares.
Pouco depois do surgimento dos jornais, em 1812, começava a história das revistas no país. Segundo conta o livro "A revista no Brasil", o responsável pela inovação foi Manoel Antonio da Silva Serva. O português editou e vendeu em Salvador "As Variedades ou Ensaios de Literatura", revista de 30 páginas que durou apenas dois números, mas iniciou a história desse tipo de periódico no Brasil.
O próximo salto na trajetória da imprensa mundial aconteceu em 1916 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando foi transmitido o