Preparação de um relatorio
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Uma composição qualquer deve conter sempre as seguintes partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Tratando-se de um relatório de uma disciplina experimental este deve ter a estrutura de um trabalho científico, incluindo vários itens conforme a seqüência abaixo, cada qual valendo um número de pontos. Além disso, algumas regras gerais devem ser obedecidas:
➢ O relatório pode ser feito individual ou em equipe, o aluno que assim desejar, pode elaborar seu relatório separadamente da equipe.
➢ O relatório deverá ser entregue até a aula prática da semana seguinte.
➢ Toda a frase trazendo uma idéia ou informação que não seja dos próprios autores, ou seja, informações tiradas de outros autores (livros, artigos, etc.), devem ser imediatamente seguidas do nome dos verdadeiros autores e ano da referência, por exemplo: Por mais que as árvores cresçam, jamais atingirão uma altura aproximada (Silva, 1987). Rosas nem sempre são vermelhas (Silva e Almeida, 1989). Violetas são azuis (Silva et al., 1992).
➢ Toda a citação bibliográfica contida no texto deve aparecer listada de forma completa, por ordem alfabética, no final do trabalho, dentro da sessão "Referências Bibliográficas".
➢ Toda a referência listada na sessão "Referências Bibliográficas" deve aparecer citada em algum lugar do texto.
O relatório deve ser composto dos seguintes itens:
1. Capa: com logomarca da Instituição, nome do Curso, Semestre, nome da Disciplina e do Professor (a), Título do experimento (Título: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência) e Nome(s) dos autores, Local e Data.
2. Sumário: Título de cada tópico com o respectivo número da página.
3. Introdução Teórica: Descrição de toda teoria (história, leis, conceitos, etc.) necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese própria dos vários livros