Relatorio de preparacao de aspirina
A aspirina é um fármaco, utilizado como anti-inflamatório, antipirético, mas é mundialmente conhecido pelo seu uso como analgésico. É, em estado puro, um pó cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter. Sua síntese pode ser realizada com a reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético, em meio ácido, conforme a equação:
Como o processo é em meio fortemente ácido, uma purificação é realizada. Em geral, utiliza-se o processo de recristalização do mesmo. O processo de recristalização consiste em utilizar um solvente, em que o produto seja solúvel a quente e insolúvel a frio. Aquecendo-se a solução, o produto se dissolve e por resfriamento torna-se a cristalizar-se. Já as impurezas que estão presente na solução devem ser totalmente solúveis ou insolúveis tanto a quente quanto a frio.
Logo, quando a mistura é aquecida, o produto se dissolve e as impurezas insolúveis são retiradas pelo processo de filtração. Ao se resfriar a solução, o produto retorna à forma de cristal e as impurezas são descartadas com a solução. Com a nova filtração, aumenta-se a pureza do produto, e essa pode ser verificada pelo ponto de fusão.
O teste com o cloreto férrico ajuda a verificar a presença de fenóis na substância analisada. Quando ocorre formação de precipitado colorido ou a variação de cor da solução, indica a presença de fenol no meio. Isso ocorre conforme a equação:
6 ArOH + FeCl3 → [FeOAr6]-3 + 3H+ + 3HCl
Objetivos – * Introduzir técnicas de reação e elaboração através da acetilação; * Purificar um produto sólido de reação, por recristalização.
Materiais e Reagentes –
Erlenmeyer de 250mL, proveta de 10mL, béquer de 1000mL, bastão de vidro, suporte, garras, mufas, anéis, tela de amianto, bico de Bunsen, panela, termômetro, proveta de 50mL, funis sem haste, papel de filtro, kitazato, funil de Buchner, trompa de vácuo, tesoura, espátula, vidro de relógio, ácido