Tcc organização
Curso de Administração
Disciplina de Administração Mercadológica I
Profº Márcio Becker, MSc
TRABALHO INDIVIDUAL
Instruções:
Cada aluno, individualmente, deverá LER o artigo APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, interpretar as principais abordagens e responder as questões que estão descritas ao final.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Günther Lother Pertschy(*)
Raul Otto Laux(**)
Resumo: A “organização que aprende” é tema abordado com predominância e iniciativa informativa massificada, na obra de Peter Senge, “A Quinta Disciplina”, e se constitui na base deste artigo. Trata-se de um enfoque crítico, que analisa os princípios da aprendizagem organizacional e sua provável aplicabilidade na prática cotidiana das organizações empresariais. Pretende, por fim, a exposição de argumentos contraditórios ao modelo das “disciplinas” de Senge. Conclui, pela contestação da teoria de Senge, como sendo inviável dentro desta realidade, fazendo-se necessário modificar, substancialmente, os paradigmas hoje vigentes na relação do homem com seu meio; base fundamental para o início de qualquer mudança sócio-estrutural.
Palavras-Chave: Organização do aprendizado – Ampliação do conhecimento – Learning Organization
1. INTRODUÇÃO
Se hoje, em qualquer entidade de ensino superior em Ciências Sociais, alguém afirmasse que “a todo-poderosa pesquisa de mercado, o artigo básico do capitalismo do século XX, pode ter perdido sua utilidade”, correria sério risco de ser tratado de louco. Mas, se essa afirmação provém – como, de fato, são suas essas palavras – de um prestigiado intelectual e estudioso da administração empresarial em nível internacional, como Peter Drucker (KIERNAN, 1998, Prefácio), então, somos forçados a parar para pensar em seu significado.