tcc matemática e musica
Estou longe de ser músico e estudioso do assunto. Contudo, uma vez ou outra lembro das minhas aulas de violão clássico na época de infância na Vila Zelina.
Estava revirando alguns materiais antigos, partituras bem básicas - até que achei a lição da minha primeira aula de violão.
O exercício consistia não em tocar no instrumento mas entender as notas, os tempos que elas tinham que ser seguradas e a repartição das notas na partitura (compasso).
Os símbolos das notas músicais indicam o tempo que elas devem ser executadas, em função de uma unidade qualquer de tempo (isso dependedará do ritmo). Na ordem a seguir - semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa:
Isso quer dizer que quanto mais enfeitada estiver a nota... mas rápida ela é!
A posição nas linhas indicará a nota (Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá e Sí)
O professor passou uma partitura incompleta de "Samba Lêlê" - ah, que coisa mais saudosista para mim! Acho que é assim para todos, não é verdade?
Bem, os exercícios da minha primeira aula eram para estalar os dedos e contar tempo. Só. Caso você saiba como a música "Samba Lêlê" deve ser cantada, acompanhe o ritmo estabalando os dedos (ou batendo palmas). Você estala os dedos uma única vez por compasso. É uma forma de ter acertado a questão (mas tinha que já saber como a música era).
Sem usar a memória musical, vem a sabedoria matemática.
A fração na frente `(2/4)` indica que cada grupo de notas deve somar `2/4`, ou seja `1/2`. Meu trabalho foi colocar as barrinhas separadoras de grupos. Verifique agora estalando os dedos se também dá certo.
Acertei todos os exercícios só somando frações: sentí-me "o" músico!
Tempo e compasso -