Tcc - intervenção urbana
O que é arte?
Todo ser humano tem a capacidade de raciocínio e criatividade, portanto é um artista.
( Joseph Boys )
Nós, homens, somos seres racionais.
Mas não é apenas a capacidade de raciocinar que nos diferencia dos outros animais. Somos, também, seres simbólicos, pois criamos símbolos cheios de significados para interpretar o que percebemos do mundo e de nós mesmos.
Nenhuma outra espécie é capaz de simbolizar, fantasiar, sonhar, criar, imaginar...
A arte é um tipo de produção simbólica do ser humano. Existe um conjunto de elementos que estrutura a arte visual e que pode ser ensinado e aprendido.
Esses elementos carregam consigo interpretações e significados que estão ligados aos sentimentos humanos. Eles não estão ligados ao discurso lógico e racional da linguagem escrita ou da matemática, pois são ambivalentes e cada pessoa pode interpretar a seu modo uma obra de arte visual criada pelo homem.
O estudo da História da Arte fica mais completo quando dominamos a linguagem, pois o que diferencia a produção de arte de determinada civilização ou período da História é também o uso que os homens fazem dos elementos da linguagem.
A compreensão dos mais diferentes modos de se utilizar a linguagem é uma chave para um baú de tesouros chamado Cultura.
Grafitte
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive,