TCC FINALIZADO
Giselle Meneses AMARAL¹, Guilherme MORUM²
1 Acadêmico em graduação de odontologia pela FACIPLAC
²Graduado em Odontologia pela FOPLAC – DF, Especialista em Implantodontia pelo CPO SLMandic – Campinas – SP, Especialista em Prótese Dentária pela ABCD– DF, Mestre em Implantodontia pelo CPO SLMandic–Campinas– SP, Professor da Graduação do Curso de Odontologia da FACIPLAC / FOPLAC-DF, Coordenador da Clínica Integrada da FACIPLAC–DF, Professor / Coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia da ABCD – DF.
QE 30 conj. D casa 40, Guará II.
(61) 30466708
(61) 81546767 giselle.meneses@hotmail.com Categoria: Revisão de Literatura
Área de atuação: Ortodontia. Odontopediatria
ALTERAÇÕES OCLUSAIS DEVIDO A HABITOS DE SUCÇÃO NÃO NUTRITIVOS (DEDO E CHUPETA )
RELEVÂNCIA CLÍNICA:
É importante mostrar as alterações e a severidade dos efeitos dos hábitos de sucção não nutritivos (chupeta e dedo), aonde dependerão de alguns fatores, tais como: duração, freqüência, intensidade, posição do dedo ou da chupeta na boca.
RESUMO
A sucção é realizada principalmente para obter alimento. Quando realizadas sem fins nutritivos pela prática repetitiva pode condicionar a instalação do hábito, O hábito de sucção sem fins nutritivos é bastante comum, fazendo parte das fases iniciais da vida. Os hábitos bucais deletérios podem interferir no crescimento e no desenvolvimento normal dos maxilares, favorecendo o aparecimento de maloclusões e alterações nos padrões normais de deglutição e fonação, dependendo de fatores como: duração, freqüência, intensidade e padrão facial, com a sucção freqüente e prolongada, os incisivos superiores são inclinados para a vestibular, os incisivos inferiores inclinados para lingual e a erupção de alguns incisivos é impedida, Como seria esperado, a sobressaliência aumenta e a sobremordida diminui. Em alguns casos há estreitamento da distância intercaninos e