Tcc Dss
Vivenciamos uma era em que a informática se tornou fundamental em vários setores de nossas vidas, seja ela profissional ou pessoal e com o aumento de informação e a necessidade de processa-las de forma rápida e precisa, as empresas passaram a adotá-la como meio principal de obter esses resultados. Pesquisas mais avançadas, respostas exatas, relatórios gerados em poucos minutos, economia, ganha de tempo, melhor gerenciamento e organização, todos esses fatores se tornaram possíveis através da evolução dos softwares.
O que é um software?
Segundo Mercado (2007, p. 128), é “um conjunto de instruções escritas em linguagem especifica que o computador interpreta processa e retorna o resultado conforme foi solicitado (programado)”. Tornou-se assim a busca inconstante e concorrente pelas empresas em procurar e obter softwares que atendam as suas necessidades de gerenciamento.
Como todo este avanço tecnológico e o avanço da web, que se tornou acessível e leva informações ao mundo inteiro, as empresas se tornaram dependentes de softwares e aplicações via web, para um maior gerenciamento, divulgação, desenvolvimento e expansibilidade no mercado, mas vieram também às vulnerabilidades dos mesmos, e desenvolver um software seguro se tornou fundamental.
Um software seguro é um software de confiabilidade e qualidade no mercado, ponto essencial para o sucesso de uma empresa, porem um software é desenvolvido por programadores (pessoas) e pessoas erram, concluindo então que um software sempre terá um pronto fraco, uma vulnerabilidade e a descoberta da mesma, se torna alvo fácil para pessoas maliciosas, que tem como intuito, a invasão, roubo de informações confidenciais, roubo de dinheiro, entre outros, o que prejudica significantemente uma Empresa.
Mas como minimizar estes riscos?
Para que possamos ter uma segurança maior, e consequentemente uma tranquilidade, o investimento deve ser realizado desde o inicio do desenvolvimento do software, assim uma